Nestlé, Delta e Olá são as marcas mais revelantes e reputadas no 1º semestre do ano
A consultora OnStrategy divulgou que, numa escala de 100 pontos, as três marcas com melhor avaliação a nível de reputação e relação emocional são: a Nestlé com 86,2 pontos, logo seguida pelas marcas Delta e Olá com 85,8 pontos e 84,1 pontos respetivamente. Em comunicado, a consultora informa que os resultados fazem parte do estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas com os cidadãos portugueses referente aos primeiros 6 meses de 2021, no âmbito do estudo anual RepScore™.
Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy refere que no “primeiro semestre de 2021 registou-se uma quebra generalizada do [nível de reputação e relação emocional], em que a principal justificação parece estar associada a uma diminuição da qualidade e eficiência dos touchpoints de comunicação; a pandemia veio alterar a forma como os cidadãos consomem a comunicação das marcas e a importância que atribuem aos diferentes veículos de comunicação, e neste contexto não é válido fazer mais do mesmo”.
No total, são avaliadas mais de 40 indústrias, e as marcas que registaram o melhor índice de reputação e relação emocional, por categoria, são:
- Banca: Bpi (65,1pts).
- Sistemas de Pagamento: Multibanco (74,1pts).
- Seguros: Fidelidade (64,9pts).
- Crédito ao Consumo: Cetelem (54,3pts).
- Energia: Edp (74,6pts).
- Tecnologia: Microsoft (80,8pts).
- Eletrónica de Consumo: Samsung (75,3pts).
- Telecomunicações: Meo (75,2pts).
- Media: Rfm (73,8).
- Multimédia Online: Youtube (74,3pts).
- Retalho Alimentar: Lidl (78,4pts).
- Retalho Tecnologia: Worten (76,7pts).
- Retalho Online: Amazon (77,5pts).
- Retalho Lar: Ikea (76,8pts).
- Retalho Bricolage e Acessórios: Leroy Merlin (76,0pts).
- Retalho Desporto: Decathlon (71,9pts).
- Retalho Textil: Zara (70,2pts).
- Retalho Restauração: Mc Donald’s (73,5pts).
- Retalho Saúde e Bem Estar: Wells (69,6pts).
- Retalho Centros Comerciais e Outlets: Colombo (74,9pts).
- Alimentação: Nestlé (86,2pts).
- Bebidas Não Alcoólicas: Luso (77,6pts).
- Bebidas Alcoólicas: Superbock (74,9pts).
- Alimentação Animal: Friskies (71,6pts).
- Higiene Pessoal: L’oreal (78,5pts).
- Higiene do Lar: Fairy (72,4pts).
- Saúde e Bem Estar: Fundação Champalimaud (78,1pts).
- Farmacêuticas: Pfizer (71,9pts).
- Hotelaria e Lazer: Pousadas de Portugal (73,2pts).
- Agências de Viagens: Viagens Abreu (72,1pts).
- Linhas Aéreas: Emirates (71,7pts).
- Mobilidade: Via Verde (73,2pts).
- Automóveis: Mercedes (74,0pts).
- Desporto: Federação Portuguesa de Futebol (74,2pts).
- Brinquedos e Entretenimento: Disney (76,5pts).
- Jogos de Apostas: Jogos Santa Casa (71,6pts).
- Produtos Industriais: Vista Alegre (75,4pts).
- Serviços Profissionais: Ctt (71,6pts).
- Construção e Engenharia: Mota Engil (55,7pts).
- Real State: Remax (70,2pts).
- Acessórios de Moda: Swatch (70,1pts).
- Luxo: Omega (75,8pts).
- Educação e Universidades: Nova SBE (80,5pts).
- Auditoria, Consultoria e Serviços Jurídicos (target empresarial): Deloitte (77,6pts).
O trabalho é desenvolvido de forma contínua ao longo do ano e em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), avaliando os atributos associados à notoriedade, admiração, relevância, confiança, preferência e recomendação.
A OnStrategy é a consultora que assina o Global RepScore™, e que avalia, desde 2009, o posicionamento e os níveis emocional e racional de reputação associados a mais de 2.000 marcas em Portugal.