infofranchising_logo_headerinfofranchisinginfofranchising_logo_mobile_250infofranchising_logo_mobile_250
  • Home
  • Notícias
  • ABC do Franchising
  • ExpoFranchise
  • Norte Franchise
  • APF
  • Quem Somos
  • Contactos
✕

O setor de FMCG cresceu 10% mundialmente entre 2019 e 2020

O setor de Fast Moving Consumer Goods (FMCG) cresceu, entre 2019 e 2020, a um ritmo sem precedentes, assinalado com uma taxa de crescimento de 10% a nível mundial contra os 2,5% registados no período homólogo. Esta conclusão é do relatório Winning Omnichannel da Kantar, que faz um sumário das compras de mais de um milhão de compradores, a nível global.

O estudo também destaca o crescimento da compra de bens alimentares em 11,4% e o aumento de 9,8% das vendas de produtos de cuidado do lar. O setor de Saúde e Beleza ficou estável (0,1%), em comparação com o ano de 2019, em que foi o setor que mais cresceu. Os produtos de lavagem de mãos e de corpo aceleraram de um crescimento de 6% para 16%.

Quanto ao ecommerce, as vendas aumentaram 45,5%. O comércio eletrónico representa agora 6,5% das vendas de mercearias em todo o mundo, sendo que os EUA foi o mercado que mais cresceu (14%), seguido pela Europa Ocidental (11,2 %), a América Latina (10,1%), a Europa Oriental (6,6%) e a Ásia (3,1%).

Setores de bens alimentares e bebidas

Apesar de as vendas de FMCG in-home atingirem os 10% em 2020, a combinação entre in-home e out-of-home revela um declínio entre 2% a 5% para os setores de bens alimentares e bebidas (excluindo bebidas alcoólicas). A compra de bebidas alcoólicas para dentro de casa aumentou 11%, comparando com os 2% em 2019 (América Latina, Europa Ocidental e Ásia).

Bebidas, Laticínios e Alimentação, que representaram 74% do valor total do FMCG em 2019, cresceram 8,6%, 10,3% e 11,4%, respetivamente. O relatório afirma que este crescimento surge “com o consumo fora de casa a ser transferido para dentro de casa, na grande parte do ano de 2020”. Do top 20 de categorias mais impactadas positivamente pela covid-19, 15 pertencem a estes setores.

“2020 foi um ano transformador para o FMCG. Quando fizemos as nossas previsões em 2019 (antes de existir a covid-19), esperávamos o crescimento do FMCG perto dos 2,5%”, explica o Global Retail & Shopper Director na Kantar, Worldpanel Division, Stéphane Roger.

Pode ler o relatório completo aqui.

Gostou deste artigo?

Se pretende ler mais artigos sobre franchising, empreendedorismo e gestão, subscreva a nossa newsletter

    Links

  • Gestão
  • Franchising
  • Empreendedorismo
  • Negócios
  • Expofranchise
  • Porto Franchise
  • Revista Negócios & Franchising
  • Financiamento
  • Start-up
  • Oportunidades
Abilways_PT_rodape
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos 
  • Contactos
  • Subscrever a newsletter

Abilways Portugal | Infofranchising | Negócios & Franchising | Associação Portuguesa de Franchising

comunicacao@apf.org.pt