Um novo estudo, lançado pela Selligent Marketing Cloud, mostra como o comportamento de compra dos consumidores varia de acordo com as gerações que integram.
Baseando-se na opinião de 5000 consumidores globais, o estudo analisou o comportamento de indivíduos da Geração Z, Millennials, Geração X e Baby Boomers, concluindo-se, por exemplo, que o email é o canal mais utilizado pelas gerações mais velhas (Geração X e Baby Boomers) para fazer compras. Os Baby Boomers utilizam-no 13% mais do que qualquer outra geração para este fim.
Outras conclusões do estudo permitiram perceber que as publicações orgânicas e a publicidade nas redes sociais são o canal preferido das gerações mais jovens (Geração Z e Millennials) para receber ofertas e conteúdos das marcas. Mais de metade fez uma compra diretamente através das redes sociais no último ano.
Porém, o envio de mensagens em massa tem os dias contados, isto porque quanto mais velhos os consumidores, mais comum é a insatisfação por receber mensagens sem personalização. Dado negativo é também o relacionado com a ‘lealdade’. Os consumidores estão a abandonar as marcas que costumavam adorar – 37% dos inquiridos da Geração Z e dos Millennials, assim como 22% dos Baby Boomers, já mudou de marcas. A personalização é chave, assim como as recompensas de lealdade relevantes.
Por fim, p fim dos third-party cookies reforça a necessidade de transitar para uma estratégia de marketing e publicidade impulsionada por dados em primeira mão (first-party) e dados próprios (zero-party). Quase metade dos Baby Boomers (45%), um terço da Geração X, e um quarto dos Millennials e da Geração Z sentem-se satisfeitos por a sua atividade já não ser rastreada.
Poderá descarregar o relatório completo aqui: Digital Consumer Trends Index Report 2022_Selligent Marketing Cloud.