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O setor de FMCG cresceu 10% mundialmente entre 2019 e 2020

Por Rafael Correia, Infofranchising - Portugal
29/04/2021

O setor de Fast Moving Consumer Goods (FMCG) cresceu, entre 2019 e 2020, a um ritmo sem precedentes, assinalado com uma taxa de crescimento de 10% a nível mundial contra os 2,5% registados no período homólogo. Esta conclusão é do relatório Winning Omnichannel da Kantar, que faz um sumário das compras de mais de um milhão de compradores, a nível global.

O estudo também destaca o crescimento da compra de bens alimentares em 11,4% e o aumento de 9,8% das vendas de produtos de cuidado do lar. O setor de Saúde e Beleza ficou estável (0,1%), em comparação com o ano de 2019, em que foi o setor que mais cresceu. Os produtos de lavagem de mãos e de corpo aceleraram de um crescimento de 6% para 16%.

Quanto ao ecommerce, as vendas aumentaram 45,5%. O comércio eletrónico representa agora 6,5% das vendas de mercearias em todo o mundo, sendo que os EUA foi o mercado que mais cresceu (14%), seguido pela Europa Ocidental (11,2 %), a América Latina (10,1%), a Europa Oriental (6,6%) e a Ásia (3,1%).

Setores de bens alimentares e bebidas

Apesar de as vendas de FMCG in-home atingirem os 10% em 2020, a combinação entre in-home e out-of-home revela um declínio entre 2% a 5% para os setores de bens alimentares e bebidas (excluindo bebidas alcoólicas). A compra de bebidas alcoólicas para dentro de casa aumentou 11%, comparando com os 2% em 2019 (América Latina, Europa Ocidental e Ásia).

Bebidas, Laticínios e Alimentação, que representaram 74% do valor total do FMCG em 2019, cresceram 8,6%, 10,3% e 11,4%, respetivamente. O relatório afirma que este crescimento surge “com o consumo fora de casa a ser transferido para dentro de casa, na grande parte do ano de 2020”. Do top 20 de categorias mais impactadas positivamente pela covid-19, 15 pertencem a estes setores.

“2020 foi um ano transformador para o FMCG. Quando fizemos as nossas previsões em 2019 (antes de existir a covid-19), esperávamos o crescimento do FMCG perto dos 2,5%”, explica o Global Retail & Shopper Director na Kantar, Worldpanel Division, Stéphane Roger.

Pode ler o relatório completo aqui.

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