A marca O VERDINHO nasceu em Portugal em 2018, por iniciativa do empreendedor brasileiro Israel Araújo, que reside no país há oito anos.
Israel identificou uma grande oportunidade no mercado alimentar e trouxe para Portugal os melhores pastéis e caldo de cana do Brasil.
Graças ao grande sucesso e à reconhecida qualidade dos produtos, no início de 2024 Israel conheceu Robson Santos, especialista em expansão de franquias, que ficou impressionado com a qualidade dos produtos e com a relação qualidade/preço oferecida por O VERDINHO.
Os dois empreendedores decidiram, então, expandir o modelo de negócio para toda a Europa através do franchising, iniciando esta expansão a partir de Portugal.
O que inspirou o Israel a começar este negócio e que experiência tinha do setor?
Tenho mais de 15 anos de experiência no setor de alimentação. Minha maior inspiração a iniciar esse negócio foi trazer ao público um produto que tem uma grande aceitação no mercado brasileiro com o desafio de adaptar ao paladar português. Estamos no mercado há 8 anos participando de grandes feiras e eventos comerciais em todo Portugal com muito sucesso.
Que desafios enfrentou como fundador da marca ao estabelecer e expandir a sua empresa, e como os superou?Os maiores desafios foram adaptar meu produto para o público português. Superamos esse obstáculo com muita resiliência e dedicação no âmbito de trazer um produto excelente e com um custo acessível para ter um excelente faturamento.
O que o levou a decidir transformar a sua empresa num modelo de franchising, e que benefícios vê nesta transição?
Os clientes fiéis aos nossos produtos sempre demonstraram interesse na abertura de lojas por todas as cidades em que já estivemos presentes em feiras e eventos. Acreditamos que o modelo de franchising é a melhor forma de expandir o negócio. Temos produtos de grande aceitação, já conhecidos em muitas regiões, padrão de produto, alta rentabilidade pois temos um CMV (custo de mercadoria vendida) baixissimo, temos fornecedores homologados, daremos o treinamento em loco, suporte na implantação, sistema de gestão, marketing e baixo investimento.
Pode partilhar algumas ideias sobre o processo de franchising do seu negócio e os critérios que procura nos potenciais franqueados?
- Fácil gestão, pois não precisa ser especialista no segmento;
- Auxiliaremos na busca e negociação do ponto comercial;
- Acompanharemos todo processo de implantação da unidade;
- Treinamento e preparo para frente de loja;
- Fornecedores homologados de produtos;
- Sistema gestão e controle de estoque;
- Menuboard e estratégia de marketing;
- Fornecimento de embalagens e uniformes.
Quais são os critérios para a procura de franchisados?
Que seja o gestor da unidade, com perfil comercial e que goste de trabalhar com o público; pró atividade em gerenciar pessoas; que seja comprometido com o sucesso do negócio; e tenha capital suficiente para implantar a franquia.
Como pretende manter a qualidade e a consistência do serviço em todas as localizações onde pretende iniciar a franquia?
Estaremos constantemente em contacto com nossos franchisados e também com clientes ocultos em todas as regiões. Teremos consultores de campo que exporadicamente irão visitar nossas unidades pessoalmente. Teremos também um meio de contacto diário com nossos franchisados para auxiliar no que for necessário para manter os padrões e assegurar o crescimento do negócio de forma sustentável. Acreditamos que para expandir o modelo de franchising temos que ter franchisados felizes que acreditam na marca.
Como se mantêem inovadores e competitivos no vosso setor, e que estratégias implementaram para se adaptarem às dinâmicas do mercado em mudança?
Para sermos inovadores e competitivos temos que olhar constantemente para a concorrência e antecipar as novidades para o negócio. Dessa forma é possível sempre oferecer algo diferente franchisado. Não há espaço para acomodação. Estaremos sempre junto da nossa equipa operacional na busca de novas estratégias.
Considera que a sua formação académica e a sua família tiveram alguma influência no tipo de liderança que implementa na sua empresa?
Sem dúvida. Minha família foi fundamental para o meu sucesso hoje. Também tive a oportunidade de encontrar pessoas em minha trajetória de vida que me influenciaram muito para eu ser quem sou. Hoje tenho como sócio um dos maiores especialistas no ramo de expansão de franquias. O Robson Santos que já actua nesse setor há 14 anos, dos quias os últimos 8 anos como diretor de expansão de grandes redes de frachising no Brasil. Tenho certeza que teremos muito sucesso unindo nossas experiências.
Tendo em conta todo o percurso profissional até aqui, o que teria feito diferente e o que não mudaria?
Em função das dificuldades financeiras que enfrentei desde de muito jovem Eu iniciei minha jornada de trabalho aos 12 anos de idade para poder ajudar minha família. Eu teria me esforçado mais para ter um curso superior, tive um caminho muito árduo para chegar onde cheguei sem um curso superior. Eu não mudaria minha fé em Deus, minha resiliência, minha vontade de vencer e nunca desistir, de ser uma pessoa do bem, um excelente filho, marido e pai, sei que não tem dinheiro no mundo que pague isso.
Como vê o futuro da sua empresa para os próximos 5 anos?
Vejo uma empresa com muitos franchisados, gerando muito empregos diretos e indiretos. Uma empresa referência no setor de franchinsing, com colaboradores felizes em fazer parte da história do O VERDINHO.
O VERDINHO é uma marca associada da APF – Associação Portuguesa de Franchising.
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