Os erros a evitar num negócio online
Quando uma empresa ou marca pretende lançar-se no mundo virtual, como complemento a uma loja física ou como única alavanca do negócio, há muitos erros que facilmente se cometem. A Negócios & Franchising falou com alguns responsáveis, que apontam as principais dificuldades com que se depararam. E também as dicas para que tudo funcione melhor.
Projeto, planeamento e estratégia. São estes os primeiros passos, essenciais, para quem pretende lançar um negócio online, diz Nuno Nogueira da Silva, coordenador do Polo do Porto da ENB-Escola de Negócios das Beiras.
Antes de mais, é necessário desenvolver um projeto coerente, não esquecendo pontos fundamentais, como os segmentos de clientes, a proposta de valor, a relação com clientes, os canais, os fluxos de receita, as atividades-chave, os recursos-chave, os parceiros e a estrutura de custos, explica o consultor.
Por outro lado, planear as atividades de implementação, de marketing e operacionais é também de grande importância, “já que operamos geralmente com ‘janelas’ temporais muito curtas, mas muito expostas ao público”, salienta. “Prometer uma funcionalidade online para o dia x e não a ter na data prevista pode gerar níveis de desconforto e desconfiança elevados nos clientes ou potenciais clientes”.
Da mesma forma, “a estratégia global do negócio, seja ao nível da oferta, do marketing, da logística etc., é crucial num formato de negócio onde ‘tempo não é dinheiro – rapidez é’. Para estratégias multicanal, ou para empresas que pretendam iniciar um canal comercial online (em complemento de outros sistemas de distribuição), o segredo é provavelmente a complementaridade, a premiação dos agentes (por exemplo, franchisados) que encaminhem clientes para o negócio online”, explica Nuno Nogueira da Silva, recordando que “muitas vezes a abertura de um canal online é visto (com razão) como um concorrente interno”. “Este fenómeno ocorre mesmo nas equipas internas das empresas, que temem subalternizar o seu papel ao encaminharem clientes para um canal/serviço online”.