Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Os resultados financeiros do grupo DIA em 2020

Por Infofranchising Infofranchising, Infofranchising - Portugal
01/03/2021

O Grupo DIA (“DIA” ou “o Grupo”), companhia internacional de distribuição com operações em Espanha, Portugal, Brasil e Argentina, publicou os seus resultados financeiros correspondentes ao quarto trimestre e ao exercício de 2020.

2020 – PRINCIPAIS DADOS FINANCEIROS (todos os números em milhões de euros)

2020 2019 Variação (%)
Crescimento de vendas comparáveis (%) 7,6% -7,6% n/a
Vendas Líquidas 6.882,4 6.870,5 0,2%
Lucro Bruto 1.498,5 1.318,5 13,7%
EBITDA Ajustado 122,9 (90,9) n/a
EBIT (182,1) (580,2) 68,6%
Resultado líquido atribuível (363,8) (790,5) 54,0%
2020 2019 Variação (milh.)
Capital Circulante (negativo) 609,2 607,9 1,3 entrada
Total Dívida Líquida 1.867,8 2.027,7 (159,9)

 

  • As Vendas Líquidas do Grupo aumentaram 0,2% com uma rede de lojas otimizada (-6,9%) e apesar das desvalorizações do real brasileiro e do peso argentino, e da descida dos níveis de turismo em Espanha e Portugal como consequência das restrições impostas pela Covid-19.
  • As Vendas Comparáveis (Like-for-Like) do Grupo alcançaram 7,6%, mantendo o impulso positivo registado no primeiro trimestre, graças às iniciativas de melhoria em curso que resultaram num incremento de 24,6% no tamanho da cesta média.
  • Lucro Bruto (como percentagem de Vendas Líquidas) aumentou 21,8% dos 19,2% durante 2020 graças ao aumento dos volumes de vendas e das melhorias operativas.
  • EBITDA Ajustado regressou a valores positivos de 1,8% como percentagem das Vendas Líquidas.
  • Resultado Líquido situou-se nos -363,8 milhões afetado pelas diferenças de câmbio produzidas no período pela depreciação do real brasileiro.
  • Liquidez Disponível: Ampla liquidez de 397 milhões (dezembro de 2019: 421 milhões), sendo 87% em dinheiro e equivalentes a dinheiro.
  • Dívida Financeira Líquida (ex NIIF16): 276 milhões, com uma descida de 46 milhões face a dezembro de 2019, graças à melhoria do fluxo de caixa procedente das operações, controlo dos gastos por investimento (capex) e à estabilidade do capital circulante.

Relativamente aos resultados, o Presidente Executivo da DIA, Stephan DuCharme, comentou:

“Os nossos resultados financeiros demonstram os progressos diários que a DIA leva a cabo como consequência do seu plano estratégico plurianual. Tendo assentado as bases em 2019, em 2020 introduzimos melhorias operativas e comerciais nos quatro países nos quais temos operações, liderados pelas equipas de direção em cada país

Gostaria de expressar o meu mais sincero agradecimento às nossas equipas em todos os países pelo seu excelente trabalho e contribuição para os nossos resultados, principalmente pelo complexo ambiente empresarial criado pela Covid-19, e dada a nossa responsabilidade com as comunidades em que estamos presentes através das nossas lojas de proximidade.

O Grupo DIA realizou um enorme esforço coletivo em 2020 com o objetivo de recuperar a confiança e estabelecer relações duradouras com todas as partes interessadas, que estão na base de uma cultura de transparência orientada à concretização de resultados.

Na atualidade, e graças ao acordo de refinanciamento e recapitalização impulsionado pelo nosso acionista de referência, o nosso negócio sustenta-se numa estrutura de capital estável a longo prazo, o que permitiu à equipa de direção focar-se exclusivamente na gestão dos clientes e do negócio.

Em 2021, continuaremos focados na melhoria da nossa posição como fornecedor moderno de proximidade, através de soluções inovadoras nas áreas comerciais e de venda online, oferecidas através dos nossos motivados franqueados e colaboradores, estando cada dia mais próximos dos nossos clientes.”

Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Notícias relacionadas

Um Impulso Positivo para o Sector de Franchising em Portugal

Um Impulso Positivo para o Sector de Franchising em Portugal

A recente notícia sobre operadores de lojas a acusarem a Vodafone britânica de enriquecimento injusto durante a pandemia pode, à primeira vista, projetar uma sombra sobre o sistema de franchising. Ainda assim, esta situação, apesar de negativa no seu contexto...

Interdomicilio cresce na Grande Lisboa com abertura em Sintra

Interdomicilio cresce na Grande Lisboa com abertura em Sintra

Com mais de 14 anos de experiência, a Interdomicilio, líder em serviços domésticos e cuidados assistenciais na Península Ibérica, acaba de inaugurar uma nova unidade franchisada em Mem Martins, no concelho de Sintra. Sob a gestão da Susana Ferreira (foto), esta nova...