Pokemon Go pode impulsionar o franchising. Não acredita?
Pokemon Go foi lançado no início deste mês, mas está já a mobilizar milhões de pessoas em todo o mundo, inclusive fãs enlouquecidos que percorrem as ruas para apanhar Pokemons. Sim, falamos do jogo Pokemon Go, que foi lançado para iOS e Android e que alguns apelidam já de uma tendência “perigosa”.
De uma forma muito simples, a única coisa que temos que fazer para jogar é criar a nossa própria personagem e através da nossa localização, e num ambiente de realidade aumentada, encontrar os Pokemons mais próximos para os apanhar e ganharmos pontos.
Que tem isto a ver com negócios? Aparentemente, tudo! De acordo com a AdWeek, o jogo está a dar um ‘impulso’ aos negócios locais nos Estados Unidos da América, ao obrigar os jogadores a percorrerem ruas para encontrar o Pokemon mais próximo.
Mas não fica por aqui. É que os negócios que queiram aumentar o tráfego nos seus espaços, nomeadamente no retalho e na restauração, podem comprar uma ferramenta do jogo chamada de ‘Lures’, por 1,19 dólares por hora. O que esta ferramenta faz é aumentar a geração de Pokemons na área escolhida, o que consequentemente pode levar mais pessoas às lojas da zona.
A revista Inc. acrescenta que apenas uma semana depois de ter sido lançado, o jogo já estava instalado em duas vezes mais telefones do que a aplicação de encontros Tinder, gerando duas vezes mais engagement do que o Snapchat.
“À medida que os utilizadores do Pokemon Go atravessam as suas cidades à procura de Pokemons, as lojas locais, restaurantes, cinemas e outros locais estão a capitalizar nesta oportunidade massiva, que está a impulsionar um enorme tráfego”, refere a publicação.
O Franchise Times explica que o fenómeno poderá arrefecer nos próximos meses, mas revela que os jogos de realidade aumentada estão longe de desaparecer e deverão tornar-se cada vez mais comuns. Resta saber como é que as empresas vão saber aproveitar estas tecnologias.