Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Portugal acompanha subida do clima de consumo na Europa

Por Rafael Correia, Infofranchising - Portugal
09/07/2020

As expetativas económicas em Portugal ainda são subtis, de acordo com os dados mais recentes da GfK, relativamente ao mês de junho, que aponta para uma subida de 9 pontos, em comparação com os dados do mês anterior.

As expetativas económicas é o indicador que apresenta o crescimento mais notável, ao subir 16 pontos em relação ao mês anterior, com Áustria e Polónia a destacarem-se com as maiores subidas (+21 e +20 pontos, respetivamente).

Ainda assim, durante este mês de junho, quase todos os países continuam a apresentar expetativas económicas negativas, exceto a Alemanha e a Grécia, muito provavelmente devido à retoma, ainda progressiva, do consumo.

Os dados da GfK indicam, de resto, que, em junho, o clima de consumo na Europa continuou a crescer depois de uma evolução ligeira durante o mês de maio, fruto de uma maior confiança e tranquilidade dos consumidores.

No mês de maio as expetativas económicas, salariais e a disposição para adquirir algum produto/serviço apresentaram um crescimento muito ligeiro e em junho essa perspetiva continua com uma evolução positiva.

Já o indicador das expetativas salariais também revela uma subida geral de 14 pontos para a Europa.

No caso de Portugal, os dados mostram uma subida de 10 pontos em relação ao mês anterior. A Croácia registou a maior subida (+24 pontos), seguida da França (+23 pontos) e da Polónia (+19 pontos). Neste indicador já existem vários países que revelam expetativas salariais positivas como é o caso da própria Croácia, da Bulgária e da Áustria.

Assim como as expetativas económicas e salariais, também a predisposição para comprar teve um crescimento geral na Europa (+8 pontos). Em Portugal, a predisposição para comprar apresenta um crescimento ligeiro de 4 pontos, enquanto a França e a Eslováquia registam a maior subida em toda a Europa.

Pub Anúncio
Pub Anúncio

Notícias relacionadas

Dia Mundial do Franchising: mensagem da CEO da APF

Dia Mundial do Franchising: mensagem da CEO da APF

A Associação Portuguesa de Franchising (APF) associa-se hoje, 11 de junho, à celebração da primeira edição do Dia Mundial do Franchising, uma iniciativa lançada pelo World Franchise Council com o objetivo de reconhecer o impacto transformador deste modelo de negócio...