Maioria dos portugueses pretende comprar na época de compras de 2022
São vários os portugueses que contam fazer compras durante a época que começa com o Dia de Compras na Internet, no dia 21 de outubro, e se prolonga até o fim do ano. De acordo com o Google Consumer Survey Portugal, realizado em junho, são 70%.
O Google Consumer Survey Portugal mostra ainda que o peso do digital como fonte de inspiração continua a aumentar, com 59% dos utilizadores portugueses a revelarem que procuram informações em canais digitais no processo de compra.
Em comunicado, a Google aponta que outra tendência a ter em conta é que se verifica entre os portugueses uma menor lealdade a marcas já que as pesquisas genéricas em Portugal crescem mais rápido do que as pesquisas por marca.
Estes resultados estão em linha com dados do International Passport e Eurostat, via eCommerce Europe, que já apontava para um crescimento consistente e consolidado dos compradores digitais em Portugal – em 2022, deverá chegar aos 67% face aos 62% do ano passado e com os 51% há 10 anos.
No fim do ano, prevê-se que o e-commerce represente 8% das vendas de retalho no país – um valor ainda abaixo de países como a Espanha, com estimativa de 12%, e o Reino Unido, que lidera a lista dos países na Europa, com 30%.
Tendências de compra em momentos incertos
Na Pesquisa, de acordo com dados do Google Trends, as pessoas estão a pesquisar mais sobre “euribor” e “inflação”. “No caso dos dois termos é possível ver um aumento no interesse por esses temas em comparação com anos anteriores”, aponta o relatório.
Por outro lado, as pesquisas por “pequenos luxos” continuam a ter interesse. Termos como “vestido de festa”, “corte de cabelo”, “melhor bronzeador”, “pacote viagens”, “maquilhagem festival” cresceram mais de 50% nas categorias de viagem & beleza nos últimos três meses em Portugal. Outra tendência significativa foi o interesse por “cartão de crédito” na Pesquisa.