Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Portugueses mantêm hábitos de consumo

Por Rafael Correia, Infofranchising - Portugal
21/05/2020

Os dados da semana de 11 a 17 de maio, a segunda semana de desconfinamento após o fim do Estado de Emergência em Portugal, evidenciam que os hábitos de consumo dos portugueses mantiveram-se praticamente inalterados face à semana anterior, com o número médio de compras físicas a ficar apenas um ponto base abaixo da semana anterior, depois de ter registado o maior aumento desde o início da pandemia e de estar quatro semanas consecutivas em tendência de crescimento.

Os dados divulgados pela SIBS mostram que as compras online desceram também dois pontos base face à semana anterior, de 94 para 92 pontos base – partindo de uma base de index 100, na qual 100 é equivalente à média diária do número de compras antes de ser registado o primeiro caso de infeção.

Na semana de 11 a 17 de maio, em pleno Estado de Calamidade, foi crescente a utilização do MB WAY nas compras na Rede Multibanco, tendo atingido o valor mais elevado desde que esta análise semanal começou a ser efetuada: 45 pontos base acima do número médio de compras registado antes do primeiro caso de COVID-19 em Portugal. Relativamente à semana anterior, verificou-se um incremento de 13 pontos base o que corresponde a um crescimento de 9,8% na utilização deste serviço nas compras físicas.

Portugueses mantêm hábitos de consumo

Analisando o valor gasto por cada compra na Rede Multibanco, a média caiu ligeiramente (-1%) de 39 euros para 38,6 euros. Já nas compras online, o valor médio desceu 2% para os 39,1 euros, face aos 39,9 euros da semana anterior. Em ambos os caos, os valores médios por compra continuam acima da média do período antes da pandemia: no canal físico, o valor é 11,2% superior e no online é 4,3% maior.

Mais uma vez, volta a destacar-se a utilização crescente do MB WAY tanto para as compras em loja como no online, sendo que na semana de 11 a 17 de maio, as compras através deste serviço na Rede Multibanco voltaram a atingir novos recordes: o número médio de transações realizadas em lojas físicas chegou aos 45 pontos base acima da média antes do registo do primeiro caso de COVID-19 em Portugal – e mais 13 pontos do que na semana anterior. Nas compras online, a utilização do MB WAY ficou em linha com a semana anterior, 16 pontos base acima do período antes da pandemia.

Considerando as compras físicas repartidas pelas diferentes regiões do país, destaca-se a região de Lisboa e Vale do Tejo, que depois de ter registado o maior abrandamento no consumo assim que foi decretado o Estado de Emergência em Portugal (na semana de 23 a 29 de março), foi aquela que também registou a menor variabilidade na frequência do número médio de compras na Rede Multibanco na última semana, de 11 a 17 de maio, face a esse período (apenas +20 pontos base). Na última semana, o número médio de compras nesta região ainda se encontrava a cerca de metade do total de compras físicas (-42 pontos base) quando comparado com o período antes da pandemia.

Além disso, foi no Alentejo que o número médio de compras na Rede Multibanco caiu menos: na última semana situava-se 17 pontos base abaixo da média registada antes do primeiro caso de COVID-19 no país. Na Região Autónoma da Madeira, a variação entre a semana após declaração de Estado de Emergência (23 a 29 de março) e a segunda semana de desconfinamento (11 a 17 de maio) foi a maior a nível nacional neste período, com uma subida de 28 pontos base.

Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Notícias relacionadas

Convenção NBRAND 2025 reuniu toda a rede de franchising do grupo

Convenção NBRAND 2025 reuniu toda a rede de franchising do grupo

O Grupo NBRAND, líder nacional em franchising, realizou a sua Convenção Nacional 2025, um evento que reuniu os franqueados e principais patrocinadores da rede no Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa, em Viseu. Com uma forte componente de partilha, inspiração e...