Um estudo da Universidade de Harvard, uma das mais importantes instituições académicas do mundo, descobriu que 84% dos seus alunos não tinha metas definidas, 13% tinha metas e que apenas 3% já havia escrito os seus objetivos. Dez anos depois, os 13% que tinham as suas metas traçadas encontravam-se numa situação em que tinham o dobro do sucesso e os 3% tinham conquistado dez vezes mais do que todos os outros juntos. Uma realidade que segundo a coach de inteligência emocional Inessa Franco mostra que as metas e objetivos que queremos obter devem ser específicos.
De acordo com o portal callcenter.inf.br, para a coach, no que diz respeito a metas, é importante “que estas sejam grandes, que a pessoa pense grande, para que também estabeleça metas igualmente poderosas”.
Para além disso, a especialista defende: para conseguir concretizar objetivos, a melhor forma é seguir seis passos:
[icon type=”icon-lamp”]A meta deve ser específica: “se ser promovido é aquilo que quer, a sua meta precisa de dados e números. Quando quer conseguir essa promoção? Em que cargo? Em que empresa? É preciso também que seja uma meta positiva. Não do que não quer, mas do que quer e irá trazer algo de bom”, defende.
[icon type=”icon-lamp”]Defina prazos: se quer aumentar o número de clientes, quantos é que precisa de aumentar por mês para atingir a sua meta final? Visualize aquilo que pretende.
[icon type=”icon-lamp”]Meça os investimentos que precisa de fazer: quanto é que terá que investir para alcançar os seus objetivos? A especialista não fala apenas de investimentos financeiros, mas também dos esforços necessários;
[icon type=”icon-lamp”]Defina uma meta alcançável: sim, deve ser algo grande o suficiente para que se mantenha motivado, mas não deve ser impossível. “Precisa de acreditar que vai conseguir, senão nem irá começar”, explica Inessa Franco.
[icon type=”icon-lamp”]Divulgue a sua meta: diga às pessoas que pretende atingir esse objetivo. A palavra tem muita força e ter alguém que saiba das suas metas irá ajudá-lo a manter-se comprometido com ela;
[icon type=”icon-lamp”]Tem que ser importante: porque é que quer atingir esse objetivo? “Escreva, leia em voz alta, visualize mentalmente e eduque-se para ir nessa direção”, conclui.