Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Quer ser um bom líder?

Por Infofranchising , Infofranchising - Portugal
09/10/2015

Já todos lemos truques e dicas sobre como ser um bom empreendedor, conseguir obter o sucesso e os traços de personalidade de um excelente líder. O que têm em comum essas dicas? Muitos lugares comuns e poucos indícios sobre aquilo que está errado e não se deve fazer. A Business Insider publicou recentemente um artigo onde explica quais são as qualidades e os traços de personalidade dos piores líderes. Conheça alguns.

1. Se lidera uma empresa pequena, conheça toda a sua equipa

Se lidera uma empresa pequena, deve saber todos os problemas de todas as pessoas que trabalham na sua organização. Sim, todas! Deve conhecer as suas competências, aquilo em que são bons e aquilo em que são maus. Os seus sonhos. Cada uma dessas pessoas deve fazer exatamente isso: aquilo em que é bom e que corresponde às suas expectativas.

Um mau líder dá demasiadas tarefas a cada pessoa e obriga essas pessoas a serem medíocres em vez de lhes permitir que sejam excelentes naquilo em que são bons. Um bom líder deve estar consciente das suas limitações e entender que as outras pessoas também as têm.

Para além disso, um péssimo líder evita reunir pessoas que sabem mais que ele, em vez de procurar aquelas que sabem mais e podem ser melhores do que ele, podendo inclusive ajudar a organização a ser melhor.

Se quer ser um bom líder, conheça cada um dos seus colaboradores e ajude-os a maximizar as suas competências.

2. Falta de visão

Não é possível unir as pessoas falando com cada uma individualmente. Criar um sentimento de união implica ter uma história. Sim, uma narrativa em que todos acreditam e que estão dispostos a seguir. O maior exemplo disso é a religião.

Essa história nunca deve ser ‘Conseguir mais lucros’. Essa narrativa nunca deve ser sobre dinheiro. Essa é a história dos maus líderes. Para a Apple essa história sempre foi ‘Tecnologia + Design’.

De acordo com a Business Insider, os elementos para uma boa história são sempre a luta contra uma força maléfica (sim, ainda estamos a falar de negócios), ter algo que mais ninguém tem (design, tecnologia, inovação) e possuir um líder inspirador, porque na verdade ninguém quer seguir a visão de uma pessoa de quem não gosta!

3. Um mau líder não se livra daqueles que travam o sucesso da empresa

Sim, ser líder implica tomar decisões difíceis, como despedir aqueles que não servem os interesses da empresa e que não estão dispostos a vestir a camisola.

Uma má liderança pode levar, por si só, à destruição de uma empresa, por isso, é necessário saber identificar aquelas pessoas que na verdade não fazem falta à empresa em que trabalham.

4. Um mau líder é muitas vezes carismático

Mas então como é que um mau líder chega a uma posição de liderança se é mau? Frequentemente, estas pessoas têm personalidades carismáticas. São inteligentes e sabem cativar os seus superiores, o que faz com que muitas vezes seja difícil dizer-lhes que não, mesmo quando intimamente se sabe que estão errados.

Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Notícias relacionadas

Porquê participar como expositor na Expofranchise 2025?

Porquê participar como expositor na Expofranchise 2025?

A Expofranchise 2025, a maior feira de franchising da Península Ibérica, já tem data marcada e promete ser um dos eventos empresariais mais relevantes deste ano em Portugal. Promovida pela APF – Associação Portuguesa de Franchising, a feira realizar-se-á nos dias 17 e...

Meneo é a mais nova marca associada da APF

Meneo é a mais nova marca associada da APF

A Meneo, marca 100% portuguesa que aposta num conceito inovador de frango personalizado em formato dark kitchen, é a mais recente marca associada da APF – Associação Portuguesa de Franchising. Com uma proposta irreverente, alinhada com as novas exigências do...