Em 2024, a RE/MAX, maior rede imobiliária em operação em Portugal, concretizou 610 vendas de prédios, o que representa uma média de 51 negócios por mês. O valor médio por prédio foi de 538 mil euros.
A grande maioria dos compradores – 83,1% – são de nacionalidade portuguesa, com o concelho de Lisboa a liderar em número de transações. Lisboa destacou-se como o mercado mais dinâmico dentro dos 88 concelhos onde houve atividade, seguido por Porto e Setúbal, que mantiveram as posições de 2023, embora com um ligeiro recuo em representatividade. Já concelhos como Vila Franca de Xira, Alcácer do Sal e Oeiras ganharam destaque, subindo várias posições e representando, juntos, mais de 7% do volume nacional.
No que se refere ao investimento estrangeiro, os brasileiros lideraram entre os compradores internacionais, representando 2,6% do total de transações no segmento de prédios – superando israelitas e norte-americanos, que haviam liderado em 2023. O ranking das nacionalidades com maior presença inclui ainda franceses (1,6%), ingleses (1,3%), israelitas (1,2%) e chineses (1,0%). Ao todo, a RE/MAX registou negócios com compradores de 26 países diferentes.
Beatriz Rubio, CEO da RE/MAX Portugal
Segundo Beatriz Rubio, CEO da RE/MAX Portugal, apesar da tendência de valorização do mercado imobiliário no último ano, o preço médio e o preço mediano por unidade transacionada tiveram uma ligeira queda. Esse movimento é explicado pela redução da área das unidades e pela diminuição da oferta disponível. “A reabilitação ou reconversão de prédios continua a ser uma aposta de investimento relevante, mas o número de imóveis com potencial para este tipo de intervenção está cada vez mais limitado”, afirmou Rubio.
A RE/MAX está presente em Portugal desde o início de 2000, tendo-se tornado, em apenas dois anos, na maior rede imobiliária a operar no país. Hoje, a RE/MAX Portugal conta com 12 mil colaboradores, a maioria dos quais consultores imobiliários, em 408 agências, de Norte a Sul e Ilhas. A RE/MAX foi considerada “A Melhor Empresa para Trabalhar” em Portugal desde 2012, de acordo com o estudo da Exame/Accenture, que analisou as práticas globais de gestão de capital humano em 100 empresas. A marca foi também considerada uma Superbrand em 19 edições e desde 2016 que é eleita Escolha do Consumidor.
A RE/MAX Portugal é uma marca associada da APF – Associação Portuguesa de Franchising.
Mais notícias sobre a RE/MAX Portugal.
Mais notícias sobre Negócios.
Aceda ao Canal do WhatsApp e receba em primeira mão as notícias do portal Infofranchising: https://bit.ly/Canal_Infofranchising
Subscreva a newsletter do Infofranchising e receba notícias exclusivas do mundo do franchising e negócios em Portugal: https://www.infofranchising.pt/newsletter/