Rede de franchising House Shine cresce há 14 anos
Apesar da pandemia, não falta quem continue a investir num dos modelos de negócio que mais garantias de sucesso oferece: o sistema de franchising. De acordo com Cristina Matos, CEO da Associação Portuguesa de Franchising (APF), “uma marca só se torna uma rede de franchising depois de ter o modelo de negócio devidamente testado. Tem um histórico, uma curva económica que demonstra que a empresa é rentável. Mas, não só. Para o próprio franqueado é mais fácil enfrentar momentos de crise porque não está sozinho, faz parte de uma rede em que todos partilham ganhos e derrotas, pelo que todos trabalham em conjunto para encontrar as melhores soluções. Os seus colegas franqueados são parceiros e a necessidade de sucesso é de todos”, frisa.
A responsável sublinha, no entanto, que o modelo de negócio não é imune à pandemia. Apesar da resiliência incrível do setor, mostrando que o franchising é uma aposta segura e que se expande em momentos de crise, é importante tomar alguns cuidados na hora da seleção da franquia de forma a ter garantias de sucesso. Embora não existam receitas universais, existem alguns pontos que poderão auxiliar na escolha da franquia certa para o empreendedor:
• A marca associada ao negócio, a sua divulgação e a forma como é percebida pelo segmento de negócio em que pretende desenvolver atividade;
• Reputação do master franqueado no mercado e entre a sua rede de franchising;
• Qual o histórico da marca.
A House Shine é uma das marcas que mais se destaca no mercado de franchising em Portugal. Presente no mercado nacional há mais de uma década, apresenta um crescimento acelerado nos últimos dois anos, fruto do aumento da procura por parte de empreendedores que procuram um negócio que apresente elevados rácios de rentabilidade.
O fecho do ano transato terminou com excelentes notícias: Cândido Mesquita, CEO da House Shine, anunciava orgulhosamente que as vendas da rede de franchising atingiram os valores mais altos da sua história. Sim, desde 2008, ano em que a empresa foi fundada, que não se chegava a números tão altos: o maior número de unidades abertas e o maior crescimento de vendas registado.
No arranque de 2021, a rede de franchising House Shine agrupava um total de 47 unidades. Ao longo do ano, e apesar do cenário atípico, a marca viu o número de franquias sofrer um incremento considerável, tendo iniciado 2022 com um total de 67 unidades, o que reflete um crescimento de negócio de 43%. Valores que espelham a enorme representatividade da rede de franchising no território nacional.
Fernando Cardoso, diretor de expansão da marca, sublinha que: “ao longo dos últimos anos, a House Shine tem vindo a consolidar a sua posição de liderança no mercado nacional, ao direcionar o seu foco para a expansão interna da rede. O tamanho das franquias que já possuímos tem vindo a aumentar, bem como o número de unidades novas”.
O responsável acrescenta ainda que “os fluxos de receita constantes, fruto da excelente prestação de serviços ao cliente e a capacidade de nos mantermos à frente dos nossos concorrentes, oferecendo um conjunto de serviços de limpeza doméstica diferenciado e de valor acrescentado, permitiram que a House Shine acelerasse continuamente o crescimento do valor da sua marca e iniciasse este período com um crescimento no volume total de vendas, de 47,3% face a igual período de 2021.
2022 adivinha-se um ano promissor. A marca de limpezas domésticas líder em Portugal coloca-se na linha da frente no que toca à criação de negócios de elevada rentabilidade e geração de valor económico e social acrescentado para todos os seus franqueados.
Pode conhecer melhor o negócio em www.houseshine.pt