Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Retalho lidera transformação digital

Por Rafael Correia, Infofranchising - Portugal
27/01/2021

73% das empresas do setor do retalho afirmam ter os recursos necessários para a transformação digital – um valor que contrasta claramente com os 37% registados em 2018. As conclusões são do novo estudo Digital Mastery 2020: ”How organizations have progressed in their digital transformations over the past two years “, realizado pelo Capgemini Research Institute que pretendeu inquirir o número de empresas capazes de implementarem programas de transformação digital e que indica que, cerca de dois terços das empresas inquiridas, revelaram possuir os recursos necessários a nível de tecnologia (60%) e de liderança (62%), salientando que, em dois anos, o crescimento foi de 36%.

O instituto conclui que “embora todas as empresas tenham evoluído na transformação digital em 2020, o fosso entre os digital masters (empresas com elevado nível de competências digitais e de liderança) e as demais empresas se agravou”.

As grandes empresas, com receitas no valor de 20 mil milhões de dólares ou mais, “demonstraram possuir uma clara vantagem na evolução dos seus recursos/competências digitais e de liderança”, anuncia a Capgemini. Foram cerca de 68% destas empresas a afirmar possuir esses recursos e competências contra 55% das empresas com receitas no valor de menos de 10 mil milhões de dólares. O mesmo se passa no que diz respeito à liderança: apenas 57% das empresas de menor dimensão afirmaram possuir as capacidades de liderança necessárias, um valor marginalmente abaixo da média geral – que se situa nos 62%, mas mais distante dos 70% revelado pelas empresas de grande porte.

Todos os setores de atividade registaram uma evolução positiva, revela o estudo. A seguir ao setor do retalho, também o setor das telecomunicações sobressai em 2020, com 71% das empresas a afirmarem o mesmo. O crescimento das competências é liderado pelo setor automóvel, que passou dos 32% em 2018 para 69% em 2020.

O estudo realizado pela Capgemini em 2018 revelou que as pessoas eram uma barreira significativa à transformação digital. “Atualmente, as empresas já estão a conseguir envolver mais os seus colaboradores nestas iniciativas”, o que provocou uma subida deste rácio de 36% registados em 2018, para 63% em 2020, revela a empresa de consultoria. Apesar deste progresso, menos de metade das empresas (48%) inquiridas estão a investir no desenvolvimento de soft-skills, tais como a inteligência emocional, a adaptabilidade e a colaboração.

A Capgemini sublinha que as organizações devem também colocar ênfase na sustentabilidade. “78% dos consumidores concordam que as empresas têm um papel mais importante a desempenhar na sociedade e que este vai além dos seus próprios interesses”, revela o Capgemini Research Institute. No entanto, apenas 45% das empresas estão a acelerar os investimentos, projetos e compromissos relacionados com a sustentabilidade, informa o estudo.

Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Notícias relacionadas

Roda de Negócios acontece em 13 de março, em Vila Nova de Gaia

Roda de Negócios acontece em 13 de março, em Vila Nova de Gaia

  A quinta edição da Roda de Negócios, um conceito de eventos de empreendedorismo e franchising organizado pela APF – Associação Portuguesa de Franchising, em parceria com o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. acontece em 13 de março, em Vila...

ActionCOACH é a mais nova marca associada da APF

ActionCOACH é a mais nova marca associada da APF

A ActionCOACH é uma empresa líder mundial em business coaching, criada em 1993 em Brisbane, na Austrália, pelo empreendedor Brad Sugars. A sua missão consiste em “Promover o desenvolvimento das empresas e empresários”, enquanto a visão “Abundância mundial através de...