Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Retalho português entre os que mais caem nas vendas europeias em agosto

Por Rafael Correia, Infofranchising - Portugal
09/10/2020

O retalho português está entre os três mercados que maiores quebras registaram nas vendas no comércio a retalho no mês de agosto, face ao mês anterior de julho de 2020. Na realidade, o Eurostat indica, na sequência dos dados já divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que somente Roménia e Eslovénia, com uma quebra de 1,6% face a julho, é que suplantaram a performance do retalho nacional, cujas vendas caíram 1,4% em agosto quando comparado com o mês anterior.

O Eurostat revela, no mais recente relatório, que no mês de agosto já foi possível verificar algum “relaxamento” no confinamento em diversos Estados-Membros, traduzindo-se, por isso, num aumento de 4,4% nas vendas a retalho na zona euro e 3,8% na UE face ao mês anterior de julho.

Este crescimento surge depois de, em julho, as vendas no retalho terem registado quebras de 1,8% na zona euro e de 1,2% na UE.

retalho_vendas_agosto_eurostat

Na comparação mensal (agosto 2020 vs julho 2020) realizada pelo Eurostat para os 19 países da zona euro, as receitas do retalho aumentaram 6,1% nos produtos não alimentares (com as categorias de envios por correio e internet a crescerem 12,4%), enquanto os produtos alimentares e bebidas evoluíam positivamente em 2,4%.

Já na UE27, as vendas a retalho aumentaram 5,1% para os produtos não alimentares (com os envios por correio e internet a crescerem 10,5%) e 2,2% no caso dos produtos alimentares e bebidas.

Se entre os Estados-Membros com maiores descidas surgem, como já apontado, Roménia, Eslovénia e Portugal, nas subidas das vendas aparecem Bélgica (+9,6%), França (+6,2%) e Alemanha (+3,1%).

Na comparação anual do Eurostat, em que é analisado o mês de agosto de 2020 com o oitavo mês de 2019, as vendas ajustadas do retalho mostram uma subida de 3,7% para a zona euro e 3,5% para a UE27.

Para os 19 países que compõem a zona euro o Eurostat indica um crescimento de 5,9% para as vendas os produtos não alimentares (com as encomendas por correio e internet a crescerem 23,8%), de 14,1% para o fashion e calçado, e 3,2% para os produtos alimentares. Já na comparação anual para a UE27, a entidade estatística da União Europeia divulga um crescimento de 6% para os produtos não alimentares (evolução de 26,3% para as encomendas por correio e internet, mas decréscimo de 13,2% para o fashion e calçado) de 2,6% para os produtos alimentares.

Aqui, destaque para a Bélgica (+12,9%), Irlanda (+9,8%) e Holanda (+8,3%). Do lado oposto – descidas nas vendas anuais – aparecem Bulgária (-12,2%), Malta (-7,5%) e Eslovénia (-6,6%).

Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Notícias relacionadas

Convenção NBRAND 2025 reuniu toda a rede de franchising do grupo

Convenção NBRAND 2025 reuniu toda a rede de franchising do grupo

O Grupo NBRAND, líder nacional em franchising, realizou a sua Convenção Nacional 2025, um evento que reuniu os franqueados e principais patrocinadores da rede no Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa, em Viseu. Com uma forte componente de partilha, inspiração e...