Saiba porque é que todos os franchisados devem ser bons vendedores
Independentemente da área de negócio escolhida, todos os franchisados devem ser bons vendedores. Quem o diz é José Gonçalves Neto, especialista em Gestão de Franquias, que num artigo de opinião publicado pela plataforma brasileira Segs sublinha que “se você, o franchisado, não for capacitado para vender, não terá o mesmo resultado.”
De acordo com o especialista, “a sua equipa precisará de uma direção, uma liderança em vendas, de ser formada – e apenas o franchisado, com conhecimento profundo da marca e do produto, poderá liderar essa equipa, de maneira madura.”
José Gonçalves Neto afirma ainda que cabe aos franchisados procurarem formação nessa área, para desenvolverem as suas competências, mas sublinha que “quando gostamos e acreditamos muito em alguma coisa, falar dela é fácil, temos mais entusiasmo e otimismo, o que gera empatia e credibilidade, itens fundamentais para a promoção do convencimento e da venda. A boa comunicação também é outro fator importante para quem deseja vender bem. Ser claro e objetivo, com simpatia e transmissão de informação genuína, fazem toda a diferença. Se você tem dúvidas, leia, informe-se, participe em cursos.”
Para além disso, o especialista em Gestão de Franquias refere que depois da venda é importante que continue a dedicar tempo ao cliente e à sua fidelização. “Nunca se esqueça de que precisará de vender muitas vezes, tanto para novos consumidores como para pessoas que já compraram. Por isso, é necessário que os fidelize. Crie um bom relacionamento com os seus clientes, aprendendo quais são os seus hábitos de consumo e conseguindo oferecer-lhes produtos e serviços além daqueles que eles esperam.”