Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Semana do Empreendedorismo de Lisboa arranca dia 7 de maio

Por Infofranchising , Infofranchising - Portugal
04/05/2012

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) está a organizar a 1.ª Semana do Empreendedorismo de Lisboa, a decorrer entre 7 e 11 de maio. A cidade será palco de “mais de duas dezenas de iniciativas” de promoção do empreendedorismo. A aposta é clara: “fomentar uma dinâmica conjunta entre a CML e os agentes da economia, empreendedorismo e inovação”. Paulo Soeiro de Carvalho, diretor municipal de Economia e Inovação da CML, não esconde o desejo da autarquia de afirmar a capital como “cidade de referência nos domínios do empreendedorismo e inovação na Europa e no mundo”.

Negócios&Franchising: Qual o grande objetivo da 1.ª Semana do Empreendedorismo de Lisboa?

Paulo Soeiro de Carvalho: Esta iniciativa tem como objetivo envolver todos os parceiros estratégicos que têm vindo a trabalhar com a CML na área do empreendedorismo, abrindo as portas a parcerias futuras nestas áreas.

Pretendemos de forma clara fomentar uma dinâmica conjunta entre a Câmara Municipal e os agentes nas áreas da economia, do empreendedorismo e da inovação.

Temos uma ambição: tornar Lisboa numa cidade de referência nos domínios do empreendedorismo e inovação na Europa e no mundo.

 

N&F: Que ações destacaria como pontos-chave durante os cinco dias do evento?

P.S.C.: Existe um conjunto de iniciativas nas quais a CML tem uma participação direta (realizando-as sozinha ou em parcerias), entre as quais destacaria: a cerimónia entrega das chaves a um conjunto de empresas que estão incubadas na Start Up Lisboa, e que terá a presença do Sr. Presidente da Câmara e do Sr. Secretário de Estado do Empreendedorismo. Nesta sessão será ainda possível ouvir as experiências de algumas destas start ups e a importância decisiva da incubadora que a CML criou em parceria com o Montepio Geral e o IAPMEI nas etapas iniciais destes projetos empresariais.

No dia da abertura iremos realizar um conjunto de iniciativas voltadas para os jovens, as quais e enquadram no programa de Empreendedorismo Jovem que está ser desenvolvido pela CML, em parceria com a Junior Achievement Portugal.

Vamos ainda organizar um Speakers Corner que será instalado próximo do Arco da Rua Augusta e que será uma iniciativa de rua, original, “fora da caixa” e na qual convidaremos todos os lisboetas a participar, lançando ideias para a cidade.

Por fim, no encerramento da semana haverá uma grande surpresa que irá ocorrer na Baixa de Lisboa, seguindo-se um jantar e festa nos Meninos do Rio, para a qual convidamos desde já todos aqueles que queiram celebrar e festejar connosco o espírito empreendedor e esta energia criativa que cada vez mais está presente por toda a cidade de Lisboa.

 

N&F: Como se processa a participação?

P.S.C.: A participação é livre, no entanto, existem algumas iniciativas onde é necessário inscrição prévia. Pode ser consultada a informação no facebook [https://www.facebook.com/semanaempreendedorismodelisboa]

 

N&F: A CML tem mostrado especial atenção ao empreendedorismo. O que é que Lisboa tem vindo a fazer para apoiar esta área?

P.S.C.: A CML tem como meta afirmar Lisboa como uma Cidade Empreendedora e notam-se já resultados desta forte aposta da cidade na área do empreendedorismo. De entre os projetos que têm vindo a ser dinamizados pela CML destacam-se a Abertura da START UP LISBOA – Incubadora de Empresas. Inaugurada no passado dia 2 de fevereiro e que permitirá estimular e apoiar a criação de novas empresas, federando e dinamizando um conjunto alargado de parcerias que possibilitam a oferta de serviços de valor acrescentado às empresas incubadas. Há mais exemplos, como a rede de espaços de incubação de Lisboa; o Fundo FINICIA Lisboa no quadro do programa do IAPMEI para a facilitação de acesso a soluções de financiamento e assistência técnica de criação de empresas; o Programa de Empreendedorismo Jovem de Lisboa que assenta também no desenvolvimento do ensino do empreendedorismo aos mais novos nas escolas do concelho; Espaço de COWORKING e FAB LAB no Mercado do Forno de Tijolo que disponibilizará um novo laboratório de prototipagem rápida ao serviço das empresas de Lisboa, passando a dotar a cidade de mais uma importante ferramenta ao serviço da inovação.

A CML quer contribuir de forma ativa para fazer de Lisboa uma cidade aberta à exploração de novas motivações, experiências, conceitos e inovações. Por isso, temos apoiado e vamos continuar a apoiar, diferentes eventos no domínio do empreendedorismo e da criatividade, entre os quais se destacam o TEDxEdges Lisboa, o Silicon Valley comes to Lisbon e a Sandbox Global Summit que decorreu em janeiro no MUDE em Lisboa e que reuniu mais de 300 jovens empreendedores de todo o mundo.

 

N&F: Para além desse apoio, a autarquia quer afirmar Lisboa como cidade empreendedora. Está perto desse objetivo? O Que falta fazer ou alterar?

P.S.C.: Pensamos que neste momento temos já um conjunto muito amplo e ambicioso de projetos e iniciativas nesta área do empreendedorismo.

Julgamos que a direção está traçada e temos um caminho a percorrer, o qual, em grande parte passará pela expansão das linhas de trabalho que já abrimos.

Neste sentido, apostaremos na abertura de novos espaços de incubação eventualmente com características temáticas ou setoriais e com funções específicas para o desenvolvimento da cidade de Lisboa (privilegiando projetos em parceria, tal como sucedeu com a Start Up Lisboa).

A partir daqui teremos todas as condições para de fortalecer e dinamizar um verdadeiro ecossistema de espaços de incubação e aceleração de empresas em Lisboa.

Vamos igualmente aumentar de forma muito significativa o número de jovens envolvidos em programas de empreendedorismo nas escolas do concelho.

Uma aposta forte para o futuro será a capacidade de internacionalização e afirmação de Lisboa como uma cidade empreendedora. Temos a confiança absoluta que Lisboa reúne um conjunto de atributos para se transformar numa verdadeira Start Up City não apenas a uma escala europeia mas também mundial. Neste sentido, apostaremos fortemente em alguns projetos de elevada visibilidade internacional na área do empreendedorismo e da criatividade.

Diogo Pereira

Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Notícias relacionadas

Convenção NBRAND 2025 reuniu toda a rede de franchising do grupo

Convenção NBRAND 2025 reuniu toda a rede de franchising do grupo

O Grupo NBRAND, líder nacional em franchising, realizou a sua Convenção Nacional 2025, um evento que reuniu os franqueados e principais patrocinadores da rede no Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa, em Viseu. Com uma forte componente de partilha, inspiração e...