Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Snacks e bebidas: Consumo fora de casa aumenta 27% mas continua aquém

Por Rafael Correia, Infofranchising - Portugal
07/07/2022

O consumo fora de casa (OOH) de snacks e bebidas não alcoólicas aumentou 27% no primeiro trimestre deste ano, levando a um aumento em 8% do valor combinado do consumo dentro e fora de casa. Apesar disso, a Kantar, promotora do estudo, nota que “o valor proveniente do OOH ainda tem um caminho a percorrer, até serem restaurados os níveis pré-pandémicos”.

O estudo identificou que os compradores estão a manter os hábitos que criaram durante a pandemia, incorporando ocasiões OOH de volta às suas rotinas, sem perder os novos momentos de snacks e bebidas em casa. “Será interessante ver as outras formas pelas quais a covid-19 fez a diferença nos hábitos de consumo”, aponta a consultora.

No caso do Reino Unido, onde o valor cresceu anualmente 94%, verifica-se que quase metade desse crescimento veio de um aumento das ocasiões e um quinto das pessoas a comprarem mais unidades por cada ocasião. “Os aumentos de preços não estão a desencorajar as pessoas a visitarem os estabelecimentos OOH para consumir bebidas e snacks”, nota a Kantar.

O impacto da inflação está sim a afetar as compras para o lar, que resultou numa queda no valor no primeiro trimestre de 2022 no Reino Unido.

“Os consumidores estão a fazer downtrading; visitando canais ou lojas mais baratas ou escolhendo marcas mais baratas para gerir os seus orçamentos cada vez menores. Em geral, a recuperação dos gastos em OOH para níveis pré-pandemia estará dependente do canal Horeca, especialmente na Europa, onde esses canais são fundamentais”, informa a empresa de insights.

Notícias relacionadas

APF entrega Selos de Excelência 25 na Expofranchise 2025

APF entrega Selos de Excelência 25 na Expofranchise 2025

Os “Selos de Excelência APF” são uma distinção de qualidade concedida anualmente a marcas que demonstram os mais altos índices de satisfação dos seus franqueados. O selo é atribuído após uma pesquisa de satisfação rigorosa, realizada por uma entidade externa especializada, que avalia diversas dimensões como suporte, economia, operações e sustentabilidade, conferindo credibilidade à marca no mercado.