Sonae MC ‘abre portas’ a startups tecnológicas na área do retalho
A Sonae MC continua a investir no futuro do retalho e tem abertas, até 6 de março, as candidaturas para a 3ª edição do “Disrupt Retail – Call for Technology by Sonae MC”.
Procurando no ecossistema de startups empresas que “impactem significativamente a cadeia de valor de retalho”, a retalhista lusa procura soluções para os desafios de “loja do futuro”, e-commerce, novas formas de trabalhar, serviços de saúde e bem-estar, experiência do consumidor e universo digital.
Neste sentido, entre as tecnologias valorizadas na iniciativa “Disrupt Retail – Call for Technology by Sonae MC” estão a inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, Internet of Things, robótica e blockchain, sendo que na 2.ª edição do Disrupt Retail – Call for Technology by Sonae MC, em 2020, foram submetidas 136 candidaturas de 20 países diferentes e foram testados 5 conceitos.
“O goodbag (Áustria) foi um dos conceitos testados e consiste em sacos de compras com design exclusivo e 100% algodão orgânico, que incorporam um mini-chip que permite ajudar o planeta de cada vez que são reutilizados. Outro exemplo foi o teste realizado com a Threedium (Reino Unido), onde se colocou à prova a automatização da geração de modelos 3D a partir de fotografias 2D possibilitando melhorar a experiências dos clientes nos canais digitais.”
Miguel Moreira, Administrador da BIT, área de sistemas de informação da Sonae MC, afirma que “privilegiamos a inovação e acreditamos na cooperação e cocriação como fontes importantes para conceber novas soluções e fazer mais e melhor para os nossos clientes, colaboradores e parceiros. Com o Disrupt Retail queremos desafiar e ajudar as startups a implementarem os seus projetos piloto em contexto real, desenhando o futuro do retalho em conjunto.”