Conheça os novos cinco segmentos dos consumidores portugueses com mais de 45 anos
Há uma “nova” segmentação dos consumidores com mais de 45 anos. O conceito é de um estudo sobre “Os novos Novos” da autoria da GFK e da empresa 40+ Lab.
De acordo com o estudo o segmento com mais de 45 anos representa 56% do consumo em Portugal e tem novas motivações e aspirações, que vão obrigar as empresas a abordar de outra forma o relacionamento com esse grupo de consumidores.
No centro do estudo sobre os ‘novos Novos’ – um trabalho encomendado pela APAN à GfK e à 40+Lab – foram identificados cinco segmentos motivacionais, que permitem caracterizar as atitudes e motivações reais dos consumidores portugueses com mais de 45 anos, e que reforçam a necessidade de passarmos de um paradigma de análise muito centrado em segmentação etária para diversidade e riqueza de informação:
1. Active Heart (27%): um segmento transversal (45-64) marcado pela sua “atividade”: valorização e participação ativa nas diferentes redes estruturais: trabalho, família, comunidades. Pessoas bem “resolvidas” com a vida, que se sentem felizes;
2. Work Survivors (25%): um segmento que procura sobreviver financeiramente no mundo atual, de status social baixo, com estruturas familiares reduzidas e pouco abertos à inovação – homens tendencialmente sós que valorizam as rotinas trabalho-casa-amigos;
3. Biterness Soul (24%): um segmento que se caracteriza por um isolamento, negativismo e angústia, face a si próprios, e face ao que os rodeia. A sua casa é o “seu mundo”, a apatia e inação o seu modo de vida;
4. Family’s Matriarch (13%): as avós, altruístas, que valorizam as relações pessoais, e gostam de aprender com as gerações mais jovens (netos) – a felicidade da partilha. Gostam de se envolver com a comunidade e de cuidar de si próprias;
5. Good Lifers (10%): um segmento predominantemente feminino, de status elevado, autoconfiante, open minded e que gosta de apreciar o que a vida tem de melhor – prontos a viver a vida. Estão nas relações porque nelas se realizam, valorizam a saúde e o corpo.
Com base nestes segmentos, é possível concluir que estes consumidores apresentam motivações e aspirações que habitualmente caracterizam um público-alvo mais novo (em idade), sendo também possível analisar as prioridades e aspetos mais relevantes para cada um dos segmentos, permitindo assim antecipar necessidades e comportamentos de consumo.