Até 30 mil PMEs portuguesas poderão receber um incentivo de até 2.000 euros para investir em inovação tecnológica, através do programa Aceleradoras de Comércio Digital. Esta iniciativa, lançada pelo governo como parte do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), conta com um orçamento global de 55 milhões de euros e estará em vigor até 2025.
O objetivo do programa é facilitar a transição digital das empresas, especialmente nos setores de comércio, serviços e restauração. Para participar, as empresas devem inscrever-se nas Aceleradoras de Comércio Digital localizadas em suas regiões. Durante o processo, será realizado um diagnóstico digital para avaliar o nível de maturidade tecnológica da empresa, seguido da elaboração de um plano estratégico com base no Catálogo de Serviços de Transição Digital.
Quem pode participar?
Podem beneficiar do programa as micro, pequenas e médias empresas que tenham como atividade principal uma das seguintes categorias do CAE (Código de Atividade Económica):
- 45: Comércio, manutenção e reparação de veículos automóveis e motociclos;
- 46: Comércio por grosso, exceto de veículos automóveis e motociclos;
- 47: Comércio a retalho, exceto de veículos automóveis e motociclos;
- 56: Restauração e similares;
- 79: Agências de viagens e operadores turísticos;
- 95: Reparação de computadores e outros bens pessoais;
- 96: Outras atividades de serviços pessoais.
Condições do apoio
Cada empresa poderá receber um incentivo financeiro de até 2.000 euros, destinados a despesas elegíveis identificadas no plano estratégico. Esta é uma oportunidade para as PMEs avançarem na digitalização, tornando-se mais competitivas e preparadas para o futuro.
Subscreva a newsletter do Infofranchising e receba notícias exclusivas do mundo do franchising e negócios em Portugal: https://www.infofranchising.pt/newsletter/