Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Compras na época natalícia sobem 15% face a 2023

Por Ricardo Lombardi, Infofranchising - Portugal
02/01/2025

Compras na época natalícia sobem 15% face a 2023

Os dados da SIBS Analytics revelaram um aumento significativo no consumo durante o período natalício de 2024, comparado ao mesmo período de 2023. Entre os dias 1 e 24 de dezembro, o número e o valor total de compras cresceram 15%, com destaque para o MB WAY, que registou um crescimento superior a 40%.

Picos de Consumo

O dia 23 de dezembro foi marcado pelo maior volume de transações da época, superando as 10 milhões de compras. No dia 24, o pico de operações ocorreu às 11:37, com um impressionante processamento de 402 transações por segundo.

Entre os dias de maior movimento, o 20 e o 21 de dezembro destacaram-se com aumentos de 13% no número de compras, em relação à média diária.

MB WAY Impulsiona Compras Físicas e Online

As compras realizadas via MB WAY mostraram um crescimento expressivo. No formato físico, o aumento foi de 43%, enquanto no online o avanço chegou a 44%, comparando com 2023.

Comércio Online e Sectores em Alta

O comércio online continuou a ganhar relevância, representando 21% do valor total e 19% do número de compras realizadas. Este segmento apresentou um crescimento de 30% no número de transações e 36% no valor. Por outro lado, as compras em lojas físicas cresceram 11% em volume e 10% em valor.

Entre os sectores com maior crescimento em relação à média mensal de janeiro a novembro de 2024, destacam-se:

  • Brinquedos e Jogos: +69%
  • Decoração e Casa: +59%
  • Perfumaria e Cosmética: +46%
  • Moda e Acessórios: +39%

Consumo de Estrangeiros e Portugueses

Durante a época natalícia, o número de compras físicas realizadas por estrangeiros em Portugal cresceu 12%, embora o aumento em valor tenha sido mais modesto, de 4%. Já os portugueses realizaram menos compras físicas no exterior, com reduções de 2% no número de transações e 6% no valor.

Metodologia da Análise

A SIBS baseou sua análise em dados das compras feitas com cartões portugueses na rede Multibanco e pagamentos online, incluindo aqueles realizados via MB WAY. A forte adesão às novas tecnologias de pagamento e o crescimento do comércio eletrônico confirmam tendências estão a transformar o comportamento de consumo em Portugal.

Leia mais artigos sobre Financiamento: https://www.infofranchising.pt/financiamento/

Subscreva a newsletter do Infofranchising e receba notícias exclusivas do mundo do franchising e negócios em Portugal: https://www.infofranchising.pt/newsletter/

 

 

Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Notícias relacionadas

Doutor Finanças lança livro sobre investimentos

Doutor Finanças lança livro sobre investimentos

Por culpa da inflação, todos os anos o nosso dinheiro vale menos. Isto significa que 1000 euros guardados hoje no banco, amanhã podem comprar o mesmo que hoje compramos com 800, 600 ou até mesmo 500 euros. As previsões atuais indicam que quem se reformar daqui a vinte...

MaxFinance Inicia 2024 com Expansão de 20 Novas Lojas

MaxFinance Inicia 2024 com Expansão de 20 Novas Lojas

No início de 2024, a MaxFinance, uma das mais proeminentes empresas de intermediação de crédito em Portugal, deu um passo importante na consolidação da sua liderança no mercado, ao expandir a sua rede de franchising com a abertura de 20 novas lojas em todo o país. Com...