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Maioria dos portugueses sente culpa ao comprar produtos embalados em plástico

Por Rafael Correia, Infofranchising - Portugal
24/11/2022

O estudo Observador Cetelem Consumo Sustentável 2022 revelou que mais de metade dos portugueses sente culpa quando adquire produtos embalados em plástico.

Já 76% dos inquiridos assumem este sentimento quando consomem carne ou quando compram roupa nova.

O estudo, analisando por regiões, mostrou que os inquiridos que moram na região Centro (91%) e na região Norte (90%), quando compram produtos embalados em plástico, sentem desconforto com maior frequência.

Os inquiridos residentes no Porto (73%), no que toca ao consumo de proteína animal, sentem-se menos confortáveis do que os de Lisboa (58%). Na compra de roupa nova, a mesma tendência é verificada nos consumidores portuenses (78%).

O Observador Cetelem Consumo Sustentável 2022 revelou ainda que 34% dos portugueses já diminuíram o consumo de carne por razões de proteção ambiental, nos últimos anos, e 36% pensam reduzir o consumo de proteína animal, apesar de ainda não o terem feito.

A nível geográfico, os moradores da Área Metropolitana do Porto são os que mais reduziram a ingestão de proteína de origem animal (57%), comparativamente aos de Lisboa (33%) bem como demonstraram uma maior abertura para reduzi-la no futuro, com uma percentagem de 55% face a Lisboa, com uma percentagem de 37%.

O consumo de proteína de origem animal poderá ter um impacto positivo na proteção ambiental para 1 em cada 3 inquiridos, sendo que os que mais concordam com a ideia são os inquiridos com idades compreendidas entre os 18 e os 44 anos.

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