Consumidores europeus procuram experiência social quando escolhem onde comprar

A conclusão é de um estudo da consultora CBRE: a limpeza, o preço e comodidade são fatores de grande relevância para todos os consumidores, mas para os consumidores jovens (18-24 anos) a experiência social continua a ser um dos fatores mais importantes para decidir onde comprar. Segundo o estudo, a maioria dos consumidores europeus (88%) procuram maior variedade de marcas e uma experiência de compra inclusiva quando decidem onde comprar.

As redes sociais influenciam a maneira como os consumidores compram, de acordo com as mulheres (36%), os jovens entre 18 e os 24 anos (40%) e os clientes de classe alta (35%) inquiridos, que utilizam as redes sociais para se manterem a par das ofertas especiais e eventos.

Segundo o estudo, apenas 24% dos consumidores da Alemanha usam as redes sociais em comparação com 60% no mesmo grupo etário na Roménia e 62% na Turquia. Os homens e as mulheres na Grã-Bretanha e na Dinamarca são os menos comprometidos, no que concerne às compras influenciadas pelas redes sociais.

Carlos Récio, Diretor de Agência de Retail da CBRE, explica que “os centros comerciais vivem momentos complexos, já que os consumidores estão cada vez mais exigentes e procuram a diferenciação e uma experiência única e relevante quando selecionam onde efetuar as suas compras.”

No último inquérito da CBRE realizado a 21 000 consumidores europeus em 21 países, as áreas de entretenimento, tais como cinemas, bowling, WI-FI gratuito e um local para se encontrarem com os amigos provaram ser um significante fator de atração, principalmente para consumidores jovens na Grã-Bretanha, Dinamarca e Noruega, comparado com gerações mais velhas. Este aspeto social também varia de acordo com o género, com 70% das consumidoras femininas na Grã-Bretanha referindo que esperam que um destino de compras seja um bom local para se encontrarem com amigos, enquanto apenas 49% dos homens concordam.

Gostou deste artigo?

Se pretende ler mais artigos sobre franchising, empreendedorismo e gestão, subscreva a nossa newsletter aqui