Faculdade de Economia do Porto realiza competição de casos reais de negócio

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) vai realizar a primeira edição da FEP – U.Porto International Case Competition (FEP – U.PORTO ICC 2013), a primeira competição portuguesa de resolução de casos de negócio, que terá lugar de 21 a 25 de outubro.

Além da FEP vão participar nesta competição algumas universidades e business schools de todo o mundo, nomeadamente a IE Business School (Espanha), BI Norwegian Business School (Noruega), John Molson School of Business (Canada), McGill University (Canada), Nanyang Business School (Singapura), University of New South Wales (Australia), University of Otago (Nova Zelândia) e University of Washington (EUA).

Trata-se de um evento “Business Case Competition”, em que equipas de quatro estudantes (representantes de cada Escola) são desafiadas a desenhar recomendações para problemas empresariais reais (descritos num caso de estudo) e a apresentá-las perante um júri constituído por pessoas com forte experiência empresarial.

O caso é apresentado pelo CEO de uma empresa, cujo nome não pode ser revelado antecipadamente para evitar eventuais fugas de informação ou consultas sobre o funcionamento da mesma por parte dos estudantes envolvidos. Os estudantes terão de resolver o único caso de 40 horas em regime de não comunicação com o exterior, ou seja, sem acesso a telemóveis, internet e contactos pessoais.

“Entendemos que, após as vitórias nas competições de Maastricht e Singapura, em três anos consecutivos, estão reunidos os requisitos para sermos a primeira escola portuguesa a organizar um evento desta natureza, o qual proporcionará considerável projeção internacional da FEP e da Universidade do Porto, quer pela presença de universidades estrangeiras de renome, quer pelo inevitável e desejável envolvimento da comunidade empresarial portuguesa na competição”, salienta o Diretor da FEP, João Proença.

(Visited 14 times, 1 visits today)