Portugueses têm perfil conservador em relação a compras online
Cerca de 84% dos consumidores portugueses nunca realizou uma compra online revela o estudo “Portugal 2013: Cidadãos Digitais, Consumidores Analógicos” da GfK. Entre as causas apontadas estão a falta de hábito, o desconhecimento, a falta de segurança ou receio de burla e a preferência pelas compras em loja física.
O crescimento das lojas online tem mudado a forma como os consumidores compram e interagem com as marcas. Mas se a população portuguesa que utiliza a internet, de forma regular, está a aumentar (51% em 2013 vs. 47% em 2011), assim como o número de indivíduos que já efetuou compras e transações online (16% em 2013 vs. 2% em 2011), a realidade é que população portuguesa mantém um perfil de consumo tendencialmente analógico.
No estudo realizado pela GfK constatou-se que a população portuguesa se divide quase equitativamente entre os utilizadores regulares de internet (51%) que despendem em média 1 hora online, e os que não utilizam este meio (49%).
Jorge Carlos, responsável da GfK pela realização deste estudo, refere que “este é o estudo que nos apresenta uma perspetiva completamente diferenciada da forma como olhamos o fenómeno digital. Caracteriza toda a população relativamente a este fenómeno e não apenas um segmento desta (on ou offline), não só pelo facto de o estudo ter sido realizado através de uma metodologia face-to-face a uma amostra efetivamente representativa da população, mas também pelo tipo de indicadores comportamentais utilizados que permitirão fornecer aos nossos clientes índices de segmentação objetivos.”
Dos 16% de consumidores que já efetuaram compras online, 40% já comprou roupa, calçado e acessórios, 23% já comprou viagens ou bilhetes de avião, 21% já comprou livros e cd’s de música, 21% já comprou equipamentos de telecomunicações e 20% bilhetes para espetáculos.