Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

MELOM e Querido Mudei a Casa Obras apostam na formação para melhorar a profissionalização do setor de construção

Por Ricardo Lombardi, Infofranchising - Portugal
12/03/2025

Melom Obras

O setor da construção em Portugal enfrenta em 2025 um grande conjunto de desafios, sendo a  escassez de mão de obra qualificada e retenção de talento, dois dos seus maiores  constrangimentos. 

Para fazer face a esta questão, a rede MELOM / Querido Mudei a Casa Obras (QMACO), atual líder no setor de obras residenciais em Portugal, desenvolveu um Plano Anual de Formação que visa preparar os seus colaboradores para todos os desafios que possam vir a encontrar.  

Em 2024 foram realizadas sete formações, onde estiveram presentes mais de 250 colaboradores. Prevê-se que em 2025 sejam realizadas 14 novas ações.  A primeira formação, sobre Gestão Financeira, decorreu em Sintra e Vila Nova de Gaia, e contou com um total de 70 formandos. 

A rede MELOM/QMACO conta atualmente com perto de 600 profissionais que colaboram diretamente com a marca, e com a parceria de mais de 200 empresas subempreiteiras, com aproximadamente 1.000  funcionários, o que representa um total de cerca de 1.600 profissionais. 

As formações, na sua maioria, decorrem na sede em Sintra ou nas instalações de Vila Nova de Gaia. Os cursos são lecionados e coordenados por equipas internas e por especialistas externos, de várias áreas, que são convidados para enriquecer o conhecimento dos  trabalhadores de cada unidade franchisada. 

As formações previstas dividem-se em duas áreas, na  Gestão de Negócio e na componente Técnica. Na área de Gestão estão previstas formações de Gestão Financeira, Marketing, Redes Sociais e Gestão Comercial. 

Na Área Técnica estão previstas  formações de novos materiais e novas técnicas de construção/reabilitação. Estas iniciativas visam ainda fortalecer o vínculo entre as unidades, promovendo o alinhamento cultural e estratégico em toda a rede. 

Catarina_Crespo_Melom

Catarina Crespo,  responsável de Marketing da rede MELOM/QMACO

“As principais vantagens destas formações passam por aprofundar o conhecimento sobre as mais recentes  práticas e novos materiais na construção, mas sobretudo dar valências na área da gestão aos nossos  franchisados. A maior parte do setor da construção tem excelentes profissionais na área técnica, mas na  área da gestão apresenta dificuldades e o nosso objetivo passa por também ajudar nesta área. Temos um  Plano Anual de Formação definido que engloba várias disciplinas relacionadas com a nossa atividade  profissional, mas também encorajamos as nossas equipas a procurarem outras formações, de cariz técnico ou não, em entidades certificadas externas. No fim todos ficamos a ganhar”. Comenta Catarina Crespo,  responsável de Marketing da rede MELOM/QMACO. 

Para se ter sucesso neste setor não é necessário ter experiência ou um passado na área da construção, ou da reabilitação. Atualmente cerca de 60% dos franchisados da rede MELOM/QMACO têm experiência na área da construção, tendo a maior parte formação académica em engenharia ou arquitetura. Os  restantes vêm das mais variadas disciplinas, desde a gestão, ciências, artes, etc. 

“O importante é o compromisso e o gosto que têm pelo setor. Aquilo que sentimos é o seguinte: os empresários que compreendem que este é um negócio como qualquer outro, em que se tem de trabalhar mais do que apenas a parte técnica, com uma aposta forte no marketing, na gestão e manter um foco constante no cliente,  conseguem criar grandes negócios. Os profissionais que estão apenas interessados na obra vão  subsistindo, mas não conseguem atingir tanto sucesso.” Conclui Catarina Crespo. 

A MELOM e o Querido Mudei a Casa Obras são marcas de referência em território nacional, com mais de  15 anos de experiência e premiadas em várias áreas. Associar-se à rede MELOM é um processo simples  e rápido, com a ajuda de um departamento de expansão, que está sempre disponível para esclarecer e  reunir com os potenciais franchisados. As marcas asseguram, igualmente, um processo de integração com  apoio constante da equipa de operações, bem como acesso a várias formações técnicas e de gestão que  ajudarão todos a integrar as melhoras práticas no seu negócio.  

Sobre a MELOM

A MELOM é uma marca portuguesa fundada em 2010, líder nas áreas da reabilitação e construção de imóveis. Pioneira no setor  reúne sob a mesma insígnia serviços especializados em áreas como a arquitetura, engenharia, carpintaria, serralharia, pintura,  pavimentos, canalização e vidros, entre outros, traz ao setor das obras em casa inovação, tecnologia e rigor. 

Entre 2011 e 2017 foi distinguida com seis prémios, quatro dos quais de franchising (start-up do ano, inovação, inovação  produto/serviço e expansão) e de 2016 a 2021 conquistou o Marktest Reputation Index na categoria obras em casa. Foi eleita pelo  sexto ano consecutivo a marca nº1 na Escolha do Consumidor, na categoria “Obras e Remodelação de Imóveis” tendo conquistado,  na mesma categoria, o Prémio Cinco Estrelas, pelo oitavo ano consecutivo. Mais recentemente é também reconhecida como Marca  Recomendada, na categoria Restauros e Remodelações.

 

A Melom é uma marca associada da APF – Associação Portuguesa de Franchising.

Querido Mudei a Casa Obras é uma marca associada da APF – Associação Portuguesa de Franchising.

Mais notícias sobre a Melom.

Mais notícias sobre Querido Mudei a Casa Obras.

Mais notícias sobre Inovação.

Aceda ao Canal do WhatsApp e receba em primeira mão as notícias do portal Infofranchising: https://bit.ly/Canal_Infofranchising

Subscreva a newsletter do Infofranchising e receba notícias exclusivas do mundo do franchising e negócios em Portugal: https://www.infofranchising.pt/newsletter/ 

 

 

 

Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Notícias relacionadas